ULTRA TRAIL SERRA DA FREITA 100K


ULTRA TRAIL SERRA DA FREITA 100K


26-06-2021


A preparação começou em 2020 ano em que seria a prova mas devido à pandemia passou para 2021 continuei a treinar mas a dois meses da prova surgiram algumas mazelas e tive que reduzir nos kms o que me deixou insegura e durante uns dias ponderei não fazer a prova mas a vontade de ir era grande e decidi arriscar.


No dia anterior seguimos para vale de cambra para o hotel e depois fomos levantar o dorsal e ver como era o caminho que iria fazer no dia seguinte para a partida, a estrada era boa e em 30m estávamos lá. Levantei o dorsal e despachei o saco para a base de vida, na saída encontramos o resto da equipa e em conversa com o Paulo sobre as minhas mazelas ele fez me uma pequena massagem quando cheguei ao hotel voltei a fazer e não sei porquê mas fiquei mais tranquila.



Sábado 4h hora de levantar comer e seguir para a prova eu e o Pedro partimos às 6h05, seguimos juntos até depois do terceiro abastecimento, até fizemos umas subidas em que iam ainda muitos atletas e a progressão não era a desejada íamos em fila 


Durante estes 30km surgiram alguns episódios engraçados:


Não sei dizer exatamente onde mas íamos a direito (coisa rara durante toda a prova ) começo a ouvir uma musica anos 80 o som saia de uma grande coluna preta junto a casa e por traz dela estava uma BO DEREK sem cavalo e deitada a apanhar banhos de sol esta foi a primeira aparição J, as constantes entradas no rio com as pedras muito escorregadias deram origem a uma queda de costas, um arrastão onde só consegui parar quando um atleta me deu a mão se não estivesse lá a esta hora acho que ainda estava no rio J logo de seguida numa areia fofinha vai de cair outra vez mas agora de cara no chão pensei porra nunca caí tantas vezes numa prova e estávamos no inicio.


                                                      Subida as Goelas do Mundo

Se não estiver enganada na subida das almas penadas avisto uma rapariga mas quando chegamos a cimo comentei com o Pedro que já não estava lá segundo o Pedro eu já estava a alucinar AHAHAHAHA calma eu vi mesmo mas a atleta estava em prova e apanhamo-la mais a frente.


Nestes primeiros kms deu-me tempo de lavar várias vezes os ténis e tirar a areia para não haver problemas nos pés uma novidade para mim nunca tinha perdido tempo com isso.


Ainda ia a menos de metade da prova e já estava com imensas dores nas costas e no tendão as subidas eram feitas na maioria também com as mãos, subidas longas descidas igualmente longas e água muita água durante toda a prova nem de noite deu descanso.


A partir dos 40km +- segui quase sempre sozinha nesse abastecimento decidi beber coca cola e a sopa sai mais reconfortada perto do abastecimento dos 50km ao passar por um atleta comentei que estava com dores nas costas e ele disse que a prima estava no abastecimento e tinha um spray frio, aí fiquei um pouco mais aliviada e estava super feliz o Rui fez me uma surpresa e estava a minha espera com uma água fresquinha que caiu que nem ginjas Jcomo o meu tempo estava curto não demorei muito e segui rumo a base de vida.




Pela primeira vez tiro o telemóvel para tirar foto ao pôr-do-sol, paisagens lindas


Na descida antes de fazer a longa subida em direção B.V. tenho que atravessar rio aponto o frontal meto o pé e pumba mais uma queda de costas estava tramada levanto sigo e faço a subida que nunca mais acabava tempo bom mas um ligeiro vento fez com que vestisse o corta vento. Algures durante a noite perto de casas vejo uma sombra quando olho era uma cobra gritei tanto mas ninguém me ouviu bem me podia acontecer alguma coisa que ninguém vinha em meu auxilio .


Chegada a B.V. que desilusão, sopa tinha acabado a muda de roupa era feita ao ar livre eu precisava de trocar a saia para além da dor de costas juntou se umas virilhas que queimavam, pensei dizer uns quantos palavrões até fiquei parada, congelei nem respondia um senhor veio ter comigo e disse para beber um chá e perguntou me se ia desistir isso fez-me voltar ao foco mudei de t-shirt meias e ténis e segui rumo a BESTA nem imaginava o que me esperava comecei a escalada sozinha mas a água era muita e a minha perna curta não ajudava mas tive sorte apareceu um casal ela passou a minha frente e ia-me dando dicas e com ele atrás sentia me segura, mais a frente apanhamos mais 2 e fizemos a subida toda juntos. No cimo chegamos às antenas decidi parar vestir o impermeável e telefonar ao rui a dizer onde estava e que estava bem, entretanto os outros já tinham ido e lá fui eu sozinha a cantar a dizer asneiras aquelas p…das subidas aquele cab… do Moutinho AHAHAHA


A cantar pelo monte fora la cheguei eu ao km71 e aí um senhor diz me que eu tinha 3h45 para chegar a lomba deu me a entender que não ia conseguir bebo um chá e sigo para mais uma subida rumo ao km79. No trajeto tive quase a certeza que era a ultima em prova não desanimei pensei logo que quando chegasse a meta seria uma festa AHAHAHA.

A meio veio a confusão, paro num descampado onde não havia mais fitas (eu não as via) fui até um muro porque pensei que o Moutinho seria sádico ao ponto de nos fazer saltar o muro, mas nada de fitas pela 3 vez pego no telefone(3h da manhã iria acordar alguém  )  ligo para a emergência falo com a Flor que me diz que não sabe onde estou mas que já me ligar, ia falar com o colega e pede me para não sair dali e diz me que não devia estar sozinha de noite achei piada não me lembro de no regulamento isso estar escrito :) eu desesperada com o tempo a passar começo a andar as voltas a apontar o dorsal em todas as direções e vejo os malditos refletores, começo a correr feita maluca rumo ao Trilho do Hugo aquele em que fiz quase tudo de rabo estava escorregadio e só ouvia a água muito próximo, ainda demorei bastante tempo a sair dali. Faço novamente uma subida um trilho que deve ser muito bonito onde está o escadório 800 degraus nunca mais acabava UFA

Chego ao penúltimo abastecimento enchem me as garrafas querem que me sente a comer a sopa mas eu tento perceber o que tenho pela frente (subida de BRADAR AOS CÉUS) e arranco quase de seguida apesar de eles me dizerem que tenho muito tempo a chuva já caía entro no trilho tiro os bastões e começo a achar muito fácil como eu estava enganada rapidamente arrumei os bastões pois era mais seguro ir sem eles como tudo o que sobe tive que descer com cuidado passo junto as pedras parideiras e qual é o meu espanto quando vejo que vou ultrapassar uns atletas que prosseguiam lentamente com as mantas térmicas enroladas neles, pergunto se precisam de alguma coisa e corro em direção ao abastecimento.

No abastecimento bebo mais uma coca cola maravilha como um queque de chocolate (era o pequeno almoço) e saio a correr era quase tudo a direito faltavam 12km que acabaram por ser 14km sempre com o pensamento que já não era a ultima, um dos rapazes ainda me apanhou e viemos na conversa, liguei ao Rui a dizer que faltavam 4kms para chegar ele ficou surpreendido porque a minha chegada estava prevista para as 11h tempo limite.

Acabei com 27h40 nunca tinha feito mais de 19h

Fui a última mulher, nunca desisti acreditei até ao fim

Uma felicidade enorme ser finisher 


Nem tudo esteve bem na prova, questionei me se seria preciso tanta dureza e perigo, os abastecimentos um pouco "pobres", o staff bastante simpático (tirando 2 pessoas)

Aprendi muita coisa que me vai servir para provas futuras


Obrigada a todos pelo apoio

É RUN É FUN É RUN 4 FUN












Comentários